Você sabe como funciona a avaliação de uma joia? Essa é uma grande dúvida de quem pretender vender suas peças mas não tem ideia do valor que têm em mãos.

A avaliação de uma joia, principalmente se ela for de ouro, deve ser feita por um profissional capacitado e experiente, pois existem inúmeros fatores que influenciam no valor de venda da peça.

Em primeiro lugar é importante entender que um dos primeiros fatores para a avaliação de uma joia de ouro é seu peso. Sabendo que a referência do preço é o grama do ouro, o peso da joia impacta diretamente na avaliação.

O segundo fator é a quilatagem, ou seja, quantos quilates tem a peça. Quanto mais alta, mais pura e valiosa ela é.

A mistura de materiais é outro fator que altera o valor da avaliação. Muitas peças, além do ouro, possuem misturas e ligas de outros materiais não “nobres”.

A existência de pedras preciosas, como brilhantes, esmeraldas, entre outras, também influencia no valor da peça, principalmente com relação à sua raridade.

Joias mais antigas, comemorativas ou raras possuem mais valor de mercado, pois são mais procuradas.

Por motivo semelhante, joias de grifes famosas, com design exclusivo ou de edições limitadas também possuem maior valor.

Por fim, a conservação da peça, como ausência de riscos, partes quebradas ou faltantes e, certificado de garantia, agregam valor na avaliação.

Deu para perceber que muitos fatores podem influenciar a avaliação de uma joia. Sejam eles referentes à própria peça como fatores individuais de cuidados e conservação.

Por isso, ao decidir vender uma joia, é fundamental procurar uma empresa qualificada, experiente, conceituada e com profissionais capacitados para avaliar suas peças. Somente especialistas conseguirão analisar todos esses fatores para atribuir uma avaliação justa à peça.

Dessa forma você poderá ficar mais tranquilo com relação ao processo de avaliação, garantindo que receberá uma oferta mais próxima do real valor que a peça tem no mercado.

Quer vender suas Jóias?

Clique no número para ligar

(13) 3385-8520

ou clique no ícone do Whatsapp

×