Você decidiu vender suas jóias para quitar aquela dívida. Mas aí fica a dúvida: penhorar ou vender? O que é melhor? Vamos explicar as diferenças para que você possa entender e fazer a sua opção.

Muitas vezes a opção de se desfazer de algumas jóias é justamente para quitar dívidas, Por isso, a venda é uma excelente alternativa para levantar capital rápido, sem ter que contrair empréstimos e aumentar ainda mais suas dívidas.

Entenda a diferença entre penhorar e vender suas jóias

Penhorar

Penhorar é um empréstimo. Isso mesmo. Quando fazemos um penhor, estamos pegando dinheiro emprestado, com a diferença de que estamos dando uma garantia: as jóias.

Apesar de ser uma das menores taxas de juros praticadas, o valor avaliado é geralmente muito inferior à média de mercado.  Você não consegue 100% do valor avaliado no empréstimo e precisa pagar mensalmente os juros para manter as jóias penhoradas. Se deixar de pagar por mais de 30 dias, suas peças vão à leilão e você ainda pode ficar com saldo devedor junto à instituição onde pegou o empréstimo.

Durante o período do empréstimo, caso queira recuperar as jóias, terá que pagar o valor do empréstimo ao banco.

Em um ano, pagando somente os juros, e você vai gastar praticamente o valor recebido no empréstimo.

Atualmente, somente a Caixa Econômica Federal está autorizada a fazer o penhor de peças em Ouro.

 

Vender

Vender é um processo bem mais simples. Basta encontrar um comprador. Você se desfaz definitivamente das jóias. Não existe empréstimo e nem a exigência de garantias.

Mas, para isso, é importante buscar um profissional especializado que irá avaliar e informar o valor correto das suas jóias.

A venda é um processo que exige discrição e segurança, pois muitas vezes envolve itens pessoais. É importante procurar uma empresa idônea, confiável, segura e com referências no mercado.

A vantagem da venda é que você não contrai dívidas, tem contato direto com o comprador, recebe a avaliação na hora com valores mais próximos à realidade do mercado e o pagamento é feito à vista.

 

Resumindo: Penhorar ou Vender?

Se você precisa de dinheiro rápido ou quer se desfazer de jóias de família e, não quer contrair dívidas, vender é mais vantajoso que penhorar.

Você recebe 100% do valor avaliado, não faz empréstimos e tem a certeza de ter recebido um valor mais justo pelas suas peças.

Vale lembrar que, muitas vezes, o processo de desapego emocional é delicado. Por isso é necessário estar 100% ciente de que irá de desfazer definitivamente das peças.

Se precisa levantar pouco dinheiro e por pouco tempo e, não quer se desfazer das suas jóias, penhorar pode ser uma opção. Mas lembre-se de que o penhor é um empréstimo. Ou seja, uma dívida.

Já decidiu se vai Penhorar ou Vender? Caso queira vender suas jóias, clique no ícone do Whatsapp e chame a gente.

×